Perguntas Frequentes

Como funciona o sistema de Motos Compartilhadas da 4Ride Motorcycle?

No sistema de moto compartilhada, ao invés de ser proprietário exclusivo da moto, você adquire cotas desta motocicleta, sendo co-proprietário junto com mais algumas pessoas. Estas cotas são vinculadas a um contrato com prazo de 2 anos. Ao final deste período a moto será vendida e o valor da venda distribuido entre os cotistas de acordo com a proporção inicial de cotas.

Todas as motos adquiridas passam a fazer parte de um clube com outras motos de mesmo padrão, que podem ser compartilhadas entre todos os membros do clube.

Definimos que o número máximo será de 4 proprietários por moto. Dessa forma, cada um terá disponível no mínimo uma semana por mês com a moto.

A cada 4 novos membros uma nova moto será adicionada ao clube, o que garante este mínimo de uma semana, e aumenta a probabilidade de ter motos disponíveis.

Como será dividida a utilização entre os membros do grupo?

Cada membro terá direito a manter ativas duas reservas padrão, em meses distintos. A reserva padrão terá inicio sempre na sexta-feira e final na quarta-feira seguinte.

Já a partir do último dia da reserva padrão, fica liberado para o membro realizar uma nova reserva, seja para uma data futura ou para continuar com a moto, caso ela esteja sem reservas para o período seguinte.

As sextas – feiras, todas as motos disponíveis (sem reservas) ficam liberadas para utilização dos membros por um período igual ao da reserva padrão, independente destes terem ou não uma reserva padrão ativa para data futura, e sem perder a reserva ativa para o futuro.

Estas reservas de “última hora”, embora não possibilitem um planejamento prévio como a Reserva Padrão, podem possiblitar aos sócios utilizarem as motos alem do periodo padrão de uma semana por mês, curtindo motos diferentes daquela da qual é cotista.

É possivel fazer viagens mais longas com a moto?

Queremos que a experiência da moto compartilhada seja a mais próxima da experiência de ter uma moto própria. Pensando nisto criamos a Reserva Bônus, para aqueles que desejam fazer viagens mais longas.

Nela será possível reservar a moto por até 15 dias consecutivos, que utilizada em conjunto com uma Reserva Padrão, possibilita uma viagem de até 20 dias consecutivos. Cada membro terá direito a duas reservas bônus pelo período do contrato (2 anos).

Como nossos clubes são formados por pessoas apaixonadas pela vida em duas rodas, e que acima de tudo curtem e se divertem também com as viagens dos demais, é possível mediante planejamento prévio e aprovação dos demais sócios, viabilizar viagens para períodos superiores a estes mencionados.

Existe alguma restrição de uso para as motos?

O uso das motocicletas ficará restrito aos membros do grupo, não podendo ser emprestada para utilização de terceiros (clausula contratual). A utilização das motocicletas ficará restrita ao uso majoritariamente on-road, com o uso fora de estrada permitido apenas em eventuais trajetos da viagem (ex. ripio, acesso a fazenda, etc).

Em nome de quem ficam as motos?

Todas as motos são adquiridas pelos sistema de Sociedade por Conta de Participação (SCP). Este tipo de sociedade é muito comum na aquisição de imóveis com fins de investimento.

Cada moto possui um CNPJ independente, e os sócios participam desta sociedade como sócios ocultos, vinculados a 4Ride Motorcycle, que será a sócia ostensiva.

A sócia ostensiva (4Ride) é a responsável tanto pelo registro da moto quanto pelas relações com terceiros (fora da sociedade), e todos os direitos e deveres dos cotistas são definidos pelo contrato da SCP, Termo de Adesão e Contrato de Uso.

Portanto, embora o registro no documento seja em nome da 4Ride (sócia ostensiva), a propriedade (moto) pertence aos cotistas (sócios ocultos).

As motos possuem seguro?

Todas as motos contam com cobertura de seguros compreensiva – Colisão, Incêndio, Roubo e Furto, referenciado a 100% da Tabela Fipe, Seguro de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos  (“RCF-V”) e Assistência 24hs.

Em caso de sinistro, de quem é a responsabilidade pela franquia?

Ao deixa a garagem da 4Ride, toda a responsabilidade com a moto é do sócio que estiver com ela no momento. Ou seja, em caso de acidente onde seja necessário acionar o seguro, a responsábilidade da franquia é individual. 

Qualquer pessoa pode entrar no clube?

Sabemos que motocicletas em geral tem muitos riscos quando utilizadas de forma imprudente, sem que o motociclista tome os devidos cuidados e pilote com segurança.

 Nas motos de grande cilindrada, estes riscos aumentam pela potência e peso destas motos, e portanto queremos garantir que todos os participantes tenham consciência da utilização correta destas maquinas.

 Para aderir a um dos grupos da 4Ride Motorcycle, faremos uma análise do perfil do interessado, sendo necessário cumprir alguns requesitos básicos:

 – Idade Mínima de 30 anos

– Mínimo de 3 anos de Habilitação para Moto
– Experiência Prévia com Motocicletas acima 600cc

 Obs: Caso não tenha experiência prévia com motos de grande cilindrada, será necessário realizar um curso de pilotagem on-road indicado por nós.

O que está incluido no valor das cotas?

No valor das cotas estão incluidos a aquisição da moto com os protetores de carenagem e motor (quando o caso), primeira revisão, instalação do rastreador, emplacamento, despachante, dois anos de documentação (licenciamento) e impostos (IPVA e DPVAT), . Inclui também custos com a abertura da SCP proprietária das motos.

E a manutenção, como é dividida?

A manutenção é cobrada de acordo com o uso individual, proporcionalmente aos gastos realizados. E podem ser realizados na fatura do mês em que for realizada, ou via fundo de manutenção. Caso a opte por pagar na realização, sempre que alguma manutenção for realizada, os valores respectivos serão incluídos na fatura do mês subsequente. Uma forma de evitar variações “inesperadas” na fatura é a realização de um fundo mensal em nome do cotista, combinado no momento da assinatura do contrato.

Ex. Caso seja feita a revisão de 10.000km em uma moto na qual você rodou 2.000 km, você será responsável por 20% dos custos relativos a esta revisão. A mesma proporção será aplicada em trocas de pneu, pastilhas, oleo, etc.

A Taxa de Administração é mensal?

Sim. A Taxa de Administração é mensal. Nela estão incluidos os serviços de administração das motos e dos clubes, como agenda de utilização, cuidados com a manutenção, contabilidade das empresas proprietárias das motos, e gestão de contratos. 

Em quais cidades está disponível?

Atualmente a 4Ride está disponível apenas para São Paulo Capital e cidades próximas. Temos planos de expansão para outras cidades e estados a partir de 2019. Se tiver interesse, entre em contato conosco e avisamos a você quando formos para a sua cidade.

Estou interessado. Quais os próximos passos?

O interessado em participar deve escolher umas das motocicletas dentre os clubes existentes da qual tem interesse em adquirir cota, e posteriormente entrar em contato conosco via email/telefone.

Na sequência passaremos por um processo de entrega e análise de documentação de aprovação do membro.

Após a aprovação, o novo membro efetiva sua reserva mediante pagamento de um sinal. Quando o grupo estiver completo com as 4 cotas, é feito o aporte inicial para a compra da moto escolhida e já estará apto a efetuar reservas e utilizar as motos.

Adquira já suas cotas. Entre em contato.